Antes de entender a Microbiota Intestinal, é importante saber o que é Microbiota. É um termo utilizado sobre a coleção de microrganismos de um ecossistema particular.
Esse conjunto habita diversas partes do corpo humano: a pele, cabelo, cavidade oral, vias aéreas, trato gastrointestinal e trato urogenital.
É a primeira linha de defesa contra doenças microbianas e ajuda na digestão e maturação do sistema imunológico.
Microbiota residente e Microbiota Transitória
A Microbiota pode ser classificada em duas classes: Residente e Transitória. A residente, também chamada de normal, fica localizada de forma permanente no gastrointestinal e não causa patologia ao hospedeiro. Já a transitória é formada por microrganismos formados por patogênicos e não patogênicos.
E a Microbiota Intestinal?
O revestimento do intestino humano conta com milhões de microrganismos. Esses são muito importantes para a manutenção da saúde e vivem em simbiose com o corpo humano.
Eles desempenham funções cruciais, como a produção de vitaminas, fortalecimento do sistema imunológico e a digestão de alimentos.
A composição varia de pessoa para pessoa e pode ser influenciada de acordo com a dieta, genética e uso de medicamentos e probióticos.
Microbiota intestinal e imunidade
A Microbiota intestinal é capaz de regular a inflamação do organismo e regulação do sistema imunológico. Essa microbiota fortalece a defesa contra diversos agentes. Mas para isso, é importante que elas sejam equilibradas.
Alguns estudos destacam que ela também influencia na resposta imune em outras partes, como pulmão e pele.
Probióticos que ajudam o intestino
Desde que seja ingerido em quantidade adequada, pode trazer diversos benefícios e pode ajudar no equilíbrio da flora intestinal, ajudando no crescimento das bactérias benignas.
Alguns probióticos: Bifidobacterium Animalis, Lactobacillus Bifidum, Bifidobacterium Infantis, Lactobacillus Acidophilus, Lactobacillus Paracasei, Lactobacillus Lactis, entre outros.
Botica Nativa e a Microbiota intestinal
A Botica Nativa manipula qualidade de vida desde 1987. Você encontra os melhores probióticos para Microbiota Intestinal, além de medicamentos para dermatite seborréica, alopecia androgenética e até Qualy Redux.